4 de fevereiro de 2014

Entendendo o Salmo 46


Qual é o Cristão que nunca leu ou ouviu o Salmo 46, esse é um Salmo que quando estamos em tempos de escuridão e luta sempre nos traz paz e alegria, “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (v.1).

A partir do versículo 2 o salmista descreve uma série de problemas, alguns até que impossíveis de acontecer, mas porque será que ele usou esses exemplos? Em uma noite na minha igreja a dirigente do circulo de oração pregou sobre ele e Deus me fez ter uma idéia do que cada um representa em nossas vidas. Vejamos:

V.2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares: Sabemos que a terra desde o principio esta no mesmo lugar, a não ser quando houve o Dilúvio e fez com que o eixo ficasse torto (trataremos sobre isso em outra oportunidade), no entanto ela não muda de lugar, apenas faz a sua rotação. Davi estava nos falando sobre aquelas situações que nos pegam de surpresa, e desestruturam algo tão firme e que nunca imaginaríamos que fosse mudar: um casamento, uma amizade, um emprego, enfim, mesmo que os imprevistos nos cerque Deus esta em nosso lado.

V.3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza: Todos nos sabemos que uma tempestade em alto mar é muito perigosa (as águas ruma e se perturbem), se vocês lerem o livro “Cem dias entre céu e mar” de Amyr Klink terão a noção de passar por uma tempestade no oceano, e o que falar dos terremotos (os montes se abalem), quanta destruição traz ao lugar atingido. Em nossas vidas não é diferente, passamos por lutas que destroem toda a nossa vida, nos faz pensar que esta tudo acabado, todos nossos planos caem, porem o salmista nos anima dizendo: O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Salmos 46:7)

Depois de citar essas situações desastrosas o salmista diz: Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Salmos 46:4-5. Com isso ele quer dizer, que mesmo em meio a tanta turbulência existe vida tranqüila (água) que jorra de Deus para as nossas vidas, e mesmo que tudo pareça perdido os que confiam em Deus não serão abalados. Confie em Deus ele esta te olhando, não te deixa só e na hora certa irá mudar a sua situação.

“Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
” Salmos 46:9-11


JUNTE-SE A NÓS

LEIA MAIS SOBRE