26 de maio de 2014

Dia do orgulho Nerd? Confira o que de fato se é comemorado em 25 de maio



Durante várias gerações e lugares, criou-se um previsível estereótipo do Nerd: óculos, aparelho, games e exclusão social. Na verdade, o termo “Nerd” é caracterizado como uma expressão sem significado definido. Embora não se saiba a origem, é muito provável que tenha sido instigado pelo escritor americano Theodore Seuss Geisel, em referência a uma de suas obras: If I Ran The Zoo (Se eu dirigisse um zoológico) onde se tinha um personagem com um perfil conservador que se chamava Nerd. Também, a teorias de que a palavra tem significado oposto à bêbado: knurd/drunk, por ser escrita ao contrário na língua inglesa.

Mesmo sendo popularmente conhecido como “o dia do orgulho Nerd” 25 de maio é na verdade o “Dia da Toalha’’ em memória do autor Douglas Adams da obra: O guia do mochileiro das galáxias. A toalha é simbolizada pois, segundo o guia, tratava-se de um objeto indispensável para os mochileiros, por ser de grande proveito das mais variadas formas.

Se antes o termo era pejorativo, nos dias atuais é visto de maneira diferente. Vários paradigmas foram extintos e movimentos se expandiram. Uma figura mais moderna e despojada, totalmente diferente da imagem antissocial que se denominava os nerds e suas relações interpessoais. A dramaturgia durante muito tempo retratou e ainda retrata essas tribos. Filmes e séries como: The Big Bang Theory (A Grande Teoria) fazem sucesso no mundo todo.

Os amantes de tecnologia conhecidos como “Geek” e fãs de séries como Star Wars, juntos, comemoram os respectivos dias: do orgulho nerd e do orgulho geek. Em varias partes do mundo são realizadas comemorações e feiras de tecnologia. Alguns se fantasiam dos seus personagens favoritos, enquanto que na tecnologia, os apreciadores acompanham lançamentos e novidades da computação. O Todew Day também serve como uma forma de protesto e recado à sociedade. Como o próprio título já diz, trata-se do orgulho de pertencer a esses movimentos e claro, ser e fazer o que gosta sem se importar com pré-julgamentos.




JUNTE-SE A NÓS

LEIA MAIS SOBRE